terça-feira, 16 de agosto de 2011

Monte Negócios Que Sejam Capazes De Fazê-lo Ganhar Muito Dinheiro

Nenhuma empresa nasceu grande. Toda e qualquer marca já foi pequena um dia, mas para chegar a este patamar o caminho para alguns foi turbulento, entre erros e acertos, e para outros foi tranqüilo e sem problemas. Por quê? Posso lhes garantir que cada história de sucesso ou de fracasso depende muito da qualidade da engenharia dimensional do conjunto de símbolos que irão compor a individualidade de um negócio, onde, sem dúvida alguma, o mais importante deles é a sua marca principal.

Se você está lançando um novo negócio ou se preparando para expandir o seu, criar uma base sólida para o futuro é extremamente importante. E para que isto aconteça é fundamental trazer bons investidores, fazer contratos bem redigidos, recrutar membros competentes para a sua equipe principal, escolher os fornecedores certos, etc. E aí pode parecer que tudo se resumiria à esperteza e a uma visão estratégica altamente apurada e qualificada dos empreendedores iniciais.

Hoje em dia, mais do que nunca, se defende a idéia que para dar início a uma empresa é fundamental ter, previamente definido, um ótimo plano de negócios para que ela possa vingar e dar certo. Entretanto a maioria dos grandes grupos atuais quando começaram – e quase todos bem modestamente – não o tinham e muito menos imaginavam o que seriam no futuro.

O dono de um grande grupo com mais de 320 empresas ao redor do mundo, que empregam atualmente 60.000 pessoas, me revelou que quando montaram sua 1ª empresa há 38 anos seu único objetivo era ganhar algum dinheiro todo o mês com a venda de discos para os amigos. Inclusive me declarou sorrindo que se tivessem algum plano para chegar aonde chegaram teriam, com certeza, estragado tudo.

Se há uma forma correta para desenvolver, o que eu chamaria de, a cultura da sua empresa, minha experiência mostra que ela deve evoluir organicamente como uma árvore frondosa, que um dia foi uma plantinha que jamais imaginaria no que iria se tornar. E neste processo 60% do êxito, ou do fracasso, do seu desenvolvimento será produzido por acontecimentos criados pelo Universo como resposta aos tipos de campos de fótons com os quais suas marcas o atingirão regularmente.

Uma base sólida, um bom planejamento e boas idéias são fundamentais para um crescimento sadio da árvore. Mas seria ingênuo acreditar que a genialidade da equipe principal de gestores e seus “títulos universitários de nobreza” seriam os elementos capazes de garanti-los. É fundamental que haja um ambiente amigável, tolerante a erros e com pessoas habilitadas a tomar decisões que permitam a empresa chegar às soluções ideais para servir aos clientes.

Esta terra fértil, e as sementes que nela serão plantadas, quem cria são as crenças inconscientes que uma marca e seus complementos impõem à equipe principal e, conseqüentemente, a seus subordinados.

A cultura dominante até o presente momento, na quase totalidade dos meios científicos do planeta, glorifica erroneamente o comportamento humano consciente como o grande responsável pelas vitórias ou fracassos da maioria dos empreendimentos com os quais nos envolvemos.

Esta é uma idéia falsa e a verdade é que uma marca cria um tipo específico de realidade, dentro da qual 60%, no mínimo, dos acontecimentos que afetam a evolução orgânica do negócio são produzidos por interferências externas, totalmente fora do controle da gestão produzida pela equipe principal, cuja fonte de origem é o Universo.

Poucos empresários conseguem enxergar na infância, e na adolescência, de um negócio a sua cultura. Refletir a seu respeito é algo que somente acontece quando o mesmo já se encontra bem estabelecido, ou seja, quando a plantinha já se tornou uma árvore poderosa. E escapar desta cegueira cultural em relação ao que plantaram é quase que impossível quando a árvore ainda não existe.

Teorizar sobre o Google depois que ele deu certo, “vingou”, é uma diversão acadêmica fácil. Mas dizer o que o Google seria antes de ele ter sido, somente avaliações matemáticas do seu naming feitas com base em conhecimentos de engenharia dimensional seriam capazes de realizar, com uma pequena margem de erro.

Os consultores empresariais experientes sabem que é o modo como uma empresa trata seus clientes é que irá dar forma a base da sua cultura corporativa. E que, portanto, o líder de qualquer equipe tem que ser capaz de ouvi-la e acompanhar regularmente suas idéias e sugestões, sob pena de incapacitar a árvore de crescer saudavelmente.

Mas veja um exemplo do que acontece quando se faz um naming errado neste sentido. A marca ZINGRAS desenvolve nos líderes de equipes uma gestão altamente individualista, e sem jogo de cintura, que não leva em consideração, em momento algum, as opiniões e idéias dos seus subordinados, implantando em cada um deles o mesmo comportamento. Torna a todos radicais e impede que deste meio surjam, no futuro, elementos capazes de se tornar gestores competentes e eficazes. De quebra induz o Universo a produzir continuamente acontecimentos que travam os projetos da empresa, fazendo com que a conclusão de cada um deles só aconteça de maneira desgastante e, em 90% dos casos, fracassada.

E se o Google em vez de Google se chamasse Zingras a famosa ferramenta de buscas na internet não teria frutificado, como aconteceu com muitos de seus concorrentes.

Se você montou um negócio e ele vai inexplicavelmente mal, esta na hora de usar a engenharia dimensional para avaliar o tipo de realidade que sua marca esta impondo ao mesmo. E se for necessário, sem dúvida alguma, substituí-la por uma outra projetada para fazer a árvore crescer de uma forma exuberante.

Diminua a sua vaidade pessoal e aprenda a ganhar dinheiro do jeito certo.

Gilson Chveid Oen
Engenharia Dimensional
e-mail: gilson@gilsonchveidoen.com.br
Fone: (0xx) (21) 3816-5228

Copyright 2011 por Gilson Chveid Oen
Todos os direitos relativos a esta obra são reservados ao autor, sendo totalmente proibida a transcrição integral, ou parcial, das idéias contidas na mesma, sem a sua prévia autorização por escrito

6 comentários:

  1. Qual o tempo de criação de uma marca?
    Atenciosamente
    Juscelino Barão

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  2. Boa tarde!
    Já alguns finais de ano lhe aguardo, o que o Sr. tem para ensinar-me, até que descobri o na internet, agora ficou fácil muito mais informativo.
    Que o Sr., com os seus tenham um bom 2.012. Muito obrigado!

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  3. Boa tarde!
    Quero muito sua ajuda para decidir qual nome colocar em meu empreendimento.Adorei conhecer o seu trabalho,pois sou formada em matemática e adoro essa ciência exata...minha paixão!
    Espero contar com sua inteligência.
    Que o sr. e sua família tenham um feliz 2012!!!!
    Anézia-Barbacena M.G.

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  4. Aposentada a 44 anos. Aos 69 de idade e Empreendedora Liberal nas áreas de BELEZA e naturoterapêutica; Todos de grande aceitação no mercado.Quero saber que nome deve ter a formação de Equipe. Empreendedores,afim de superarmos limites financeiros pelo peq Empreendimento de cada. Confiante na sua já comprovada Sabedoria e Orientação.MUITO FELIZ E SAUDÁVEL 2013 JUNTO á FAMÍLIA. Alaide. São PAULO/SP.

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  5. Quero REGISTRAR aqui, minha admiração por este grande serviço em Prol de maiores conhecimentos e Ajuda para a Evolução Humana em especial a este - MARAVILHOSO BRASIL, QUE AGORA RENASCI PARA SUA VERDADEIRA PUJANÇA. Desde Já! Muito Grata por esta Feliz Oportunidade.
    Abraço Alaide.

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  6. Ana Cristina Ramos
    Quero muito ajuda para melhorar a minha empresa , estou no ramo de atividade de moveis palnejados sonho em ter um auxilio do sr mas no momento o investimento para lavancar a minha marca , estou abrindo um outo tipo de negocio , ramos de vestuario não poderia me da uma ajuda , meu maior sonho criar uma marca sei vou ter muito sucesso ,

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